quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O que é a Paralisia Cerebral

A Paralisia Cerebral consiste numa perturbação do controlo da postura e movimento, sendo resultado de uma anomalia ou lesão não progressiva que atinge o cérebro em desenvolvimento.
Certas crianças sofrem de perturbações ligeiras, praticamente imperceptíveis, no entanto, outras sofrem de graves perturbações, sendo totalmente dependentes na vida quotidiana.




Existem diversos tipos de paralisia cerebral:



- Espástica: caracteriza-se por um aumento do tónus muscular com limitação da capacidade de relaxamento muscular da região envolvida. Tendo em conta as partes do corpo envolvidas, este tipo de Paralisia Cerebral divide-se em: hemiparésica (quando afecta o membro superior e inferior do mesmo lado do corpo); diplegia (ambos os membros inferiores estão predominante envolvidos); tetraparésia (são afectados ambos os membros e o tronco).
- Atetose/distonia: caracteriza-se pela presença de movimentos e posturas involuntários.
- Ataxia: caracteriza-se pela perturbação da coordenação e do equilíbrio.

No entanto a esta doença não estão apenas associadas perturbações motoras, é também frequente o atraso cognitivo perturbações visuais e auditivas, epilepsia, dificuldades de aprendizagem e défice de atenção. São ainda comuns dificuldades alimentares, perturbações nutricionais e infecções respiratórias, na forma tetraparésica.

Causa da Paralisia Cerebral:

Na maioria dos casos, a causa é pré-natal, sendo que algumas destas crianças nascem com malformações cerebrais, resultado de infecções durante a gravidez e a exposição a produtos tóxicos.
A causa também pode ser peri-natal, quando as lesões cerebrais se instalam durante ou pouco tempo depois do nascimento. Os recém-nascidos de muito baixo peso ao nascimento, aqueles que têm asfixia grave ao nascer e os que sofreram hemorragias cerebrais, são os bebés de maior risco.
Quando a doença surge após o nascimento (pós-natal), as principais causas são a asfixia, os traumatismos cranianos, e as sequelas de infecções afectando o cérebro. Na maioria dos casos não é possível determinar as causas da doença.


Diagnóstico:

Normalmente, a doença é diagnosticada pela associação de atraso na aquisição de competências motoras e também de alterações no tónus muscular, reflexos e padrões de movimento.
Nos primeiros meses de vida torna-se complicado prever as limitações que a criança virá a ter, por isso é necessário, por vezes, aguardar algum tempo.

Um comentário:

  1. Boa tarde Hope Stars,

    Parabéns pelo vosso tema que é bastante interessante e importante para que sejam dismistificados alguns "pontos" relacionados com a paralisia cerebral.
    Desejamos a maior sorte para o vosso trabalho!

    (L)atitude
    P.S.- Boas Férias ! e visitem o nosso blog ...

    ResponderExcluir